2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 26 de setembro de 2010

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


Durante essa caminhada no PEAD, foi importante descobrir que o Blog e o PBWORKS são algumas das tantas formas de ferramentas que a Internet disponibiliza onde as pessoas podem expressar-se sobre diversos temas de seu interesse, acompanhados ou não por imagens, caracterizando inclusive sua personalidade. É um recurso de comunicação que capacita a interação de outras pessoas que poderão colocar comentários, respostas, avaliações sobre as postagens ali visíveis. Postagens essas pessoais, emocionais ou profissionais. São instrumentos pelos quais as pessoas trocam informações, conhecimentos, experiências, além do que é uma página que se mantêm sempre atualizada através das constantes colocações ou trocas destas informações que o dono da pagina faz, ou deve fazê-lo.
Esta forma de tecnologia já tem chegado às escolas com o objetivo de preparar, atualizar professores e alunos oriundos de uma sociedade dinâmica e que tem sede pelo constante querer aprender.
Eles detém a capacidade de tornar professores e alunos parceiros nesta busca de aprendizagem, interagindo um com o outro, construindo juntos, onde o professor é um mediador da construção do saber dando ao aluno a autonomia de buscar este saber.
Um blog ou um Pbworks podem levar o sujeito a viajar, através de links que eles oferecem oportunizando um aprendizado jamais pensado anteriormente.
As tecnologias vieram facilitar a vida acadêmica dos estudantes tanto financeira quanto social. Dia desses viajei até Portugal acreditem, e por várias cidades brasileiras, deixando muitos recados nos murais, nos links de comentários e recebendo retorno, fazendo amizades virtuais dentro da profissão de educadora, trocando conhecimentos com pessoas distantes, de culturas diferentes.
Esta disponibilidade é que faz professor/aluno, aluno/professor interagirem aguçando cada vez mais a vontade de buscar conhecimentos e também aprendendo ludicamente, sem perceber.

Os BLOGS, ou WEBLOGS bem como os Pbworks apresentam os mais diversos temas, nas mais variadas áreas, como no Jornalismo, na Educação, ou seja, mesmo apenas para colocar em público a vontade de qualquer pessoa expor seu estilo fazendo-se participativa nesta sociedade tão tecnológica. Na verdade a relação que existe entre eles me parece única a de informar algo para alguém. A diferença, em minha opinião no que diz respeito aos Blogs educativo-pedagógicos é que, quem os faz deve observar na sua responsabilidade da divulgação dos conteúdos ali propostos para pesquisas. Mesmo sabendo-se que qualquer pessoa pode acessar qualquer site, devemos procurar fazer a nossa parte da melhor maneira, com a maior credibilidade possível e necessária. Quanto ao compromisso do professor, há que se filtrar aquilo que realmente esteja de acordo com pelo menos parte da realidade de seus alunos, bem como, útil na utilização do que for necessário, principalmente no que se refere à Educação, pois ele, mesmo sendo nos dias de hoje um mediador de informações, não acontecendo mais como algum tempo atrás em que apenas tinha o papel de ensinar e o aluno de aprender, detém esta responsabilidade do que informa a um indivíduo que muitas vezes está aperfeiçoando sua personalidade de acordo com o meio em que vive, conforme pensa inclusive, Emile Durkhein. Pois não podemos esquecer que não são apenas os adultos que acessam os sites, pelo contrário, muito mais são as nossas crianças, que acabam nos ensinando mais do que nós a elas. Esta interação do indivíduo só tende a ampliar com maior qualidade da Tecnologia.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

Tua postagem está bárbara e trouxeste opiniões consistentes quanto a este tema.

Tu sabes que neste semestre deve-se postar um tema que possa ser linkado ao tema do TCC, não é mesmo?

Na postagem do teatro percebi esta relação afetiva. Na postagem anterior quanto às teorias imagino que tu te referes à quarta postagem do mês sobre a reflexão sobre o curso, mas nesta postagem qual é a relação com o teu TCC?

Grande abraço, Anice.