2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Didática,Currículo, PPP

O que é, afinal, aprender? Quando ocorre, de fato, a aprendizagem? De acordo com Bernard Charlot, aprender é apropriar-se de um conhecimento que não se possui, é a própria relação do sujeito com os objetos do saber, com o mundo. A aprendizagem só ocorre quando o educando assume uma postura semelhante àquela adotada na produção deste saber, permitir-se ações que promovam a produção deste saber através de observações, experimentos, etc.

É esta ligação que se faz presente entre o saber e a aprendizagem no que se refere à Didática, visto que é seu objetivo investigar e socializar os processos de ensino e de aprendizagem, pois a Didática é teoria e prática. É teórica enquanto estudo do processo e prática na medida em que se faz instrumento de trabalho do educador.

É importante observar que não se deve usar no conceito de Didática uma visão reducionista,no qual afirma caber à Didática apenas apontar os elementos do planejamento de ensino, tal como seus métodos e técnicas. A Didática precisa ser compreendida como a teoria e a prática do processo de ensino e de aprendizagem, firmemente alicerçada na unidade entre objetivos, conteúdos, métodos e possibilidades de avaliação da aprendizagem resultante.

Tal entendimento da Didática precisa estar presente no cotidiano escolar de modo a tornar possível promover concepções emancipatórias das relações possíveis entre escola, comunidade, didática, currículo e aprendizagem.

Deve-se ter um olhar mais atento e crítico quanto ao Currículo que se tem e aquele que se deseja faz pensar na própria definição da palavra. Literalmente, currículo significa um caminho a ser realizado.

Um Currículo pode ser formal, ou seja, pode estabelecer os limites de todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, acompanhado de um apanhado de conteúdos. Ou um Currículo capaz de perceber as condições que se tem para percorrer o percurso e seria construído por todos os envolvidos nesta caminhada.

Um currículo escolar pode ser apenas um conjunto de conceitos e fatos já experimentados anteriormente, caracterizando-se assim como um currículo formal. Entretanto, pode-se ampliar o conceito de Currículo, assumindo-o como um processo de natureza histórica, política e social, passível de suas ramificações científicas, econômicas, culturais e ambientais. Nesta concepção mais ampla, as experiências individuais e coletivas ganham status de fio condutor de ações sistematicamente planejadas.
Para tanto um Projeto Político-Pedagógico pensado por todos os segmentos possibilita criar um Currículo libertador promovendo aprendizagens significativas. Todo o movimento realizado em torno da construção deste PPP precisa estar embasado nas necessidades da comunidade na qual a escola encontra-se inserida. Sem sobrepor a comunidade ao Currículo, pode-se permitir que todos nele possam se reconhecer, isto é, atrelar ao Currículo um Projeto Político Pedagógico que valorize as experiências comunitárias, trazendo-as para dentro dos espaços pedagógicos da escola, dotando os membros desta comunidade tanto do papel de aprendizes quanto de educadores, possibilitando também planejar diferentes e melhores condições de vida para cada um e para todos.

5 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

Qual é a relação com teu TCC?

Faltou a referência completa, ok?

Grande abraço, Anice.

Beatriz Leal Lopes. disse...

No início e durante o nosso curso, não víamos a real importância de se gravar, anotar as referências. E conforme íamos realizando as leituras solicitadas e fazendo os trabalhbos íamos aprendendo algo diferenjte e tentado conectar com nossa realidade em sala de aula. Nesse momento em que temos que fazer um TCC, e ao mesmo tempo rever o que já foi visto durante "quatro anos", não estou lendo novamente tantos autores vistos. O que estou fazendo é relembrando, relendo o que realizei e om novas considerações após algum tempo. Quanto a ligação com o TCC, penso que nem tudo o que vimos em quatro anos tem ligação direta com o tema escolhido que é mais específico. Mas com certeza um planejamento faz parte de uma boa didática, e tudo o que diz respeito ao aluno de certa forma esdtá interligado. POis um professor que se preocupa com a afetividade dentro da sua sala de aula, ao planejar deverá estar pensando no tipo de aluno que ele tem diante de si.

Beatriz Leal Lopes. disse...

A partir do momento em que o professor não está preocupado em pontuar apenas os conteúdos, mas sim como esses conteúdos adicionados ao aprendizado que o aluno também pode transmitir ao professor e colegas através das suas experiências, está possibilitando uma troca, na qual o aluno sente a sua importância como indivíduo. E sentindo-se importante, valorizado, percebe-se a troca de afetividade entre as partes, possibilitando um melhor aproveitamento do ensino-aprendizado.

Beatriz Leal Lopes. disse...

E essa afetividade é muito importante entre aluno e professor. E cada dia eu tenho comprovado essa teoria. Pois tenho tido retorno de alunos que diziam me odiar nos primeiros dias de aula nessa nova escola em que fui parar nesse ano e onde fiz meu estágio. Alunos que fazem questão de chamar a minha atenção, pois sentem e sabem o que receberão da minha parte. Hoje um aluno, que dizia me odiar, disse sábado para mimnha filha, na festa das ciranças quando eu o apresentei a ela dessa forma: Bianca esse é o M. ele me odeia mas eu o ador..." Ele respondeu: ...não odeio mais...". Hoje ele veio direto a mim na entrada e perguntou o que eu ia dar para ele pelo dia das crianças? E eu respondi: Já dei no sábado, meu beijão e meu abraço... ele saiu se rindo e n ão teve mais argumentos. Na saida o guarda me chamou e mostrou que tinha uns meninos no banheiro enchendo umas luvas de silicone e o M. estava junto. Ao meu pedido ele largou, quando com outra pessoa talvez ele não o fizesse, tanto que não atendeu o guarda.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

Vi somente hoje tuas respostas!

Dúvidas supridas! :)

Grande abraço, Anice.