2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

INFLUÊNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO


Após várias reformulações na Educação o teatro já ocupa um espaço com características próprias. Ele exige do indivíduo uma reestruturação física e mental capaz de transformar a atenção, o imaginário tanto de quem atua, quanto de quem assiste, em realidade. Bem como também despertar de forma diferente essa realidade já vivida pelo indivíduo. O teatro na Educação representa de forma lúdica o ambiente em que esse indivíduo vive abordando os temas do dia-a-dia de várias formas como: De forma dramática ou Play Way, utilizando histórias referentes a datas comemorativas, onde os alunos estudam e podem transformar numa peça teatral, ou outro tema referente a qualquer disciplina. - Teatro Criativo: tem como base o jogo dramático que evolui de acordo com a idade que a criança vai atingindo, e que pode estar inserido dentro da escola como uma disciplina. O teatro criativo depende da livre expressão do indivíduo na qual deve existir muita criatividade, improvisação, dependendo do grau da criança, da idade. Porque quanto mais velha, mais propriedade essa criança terá sobre esse teatro que é um jogo na verdade para ela.
- Movimento criativo que se caracteriza a partir do momento em que a criança livremente une os movimentos mais expressivos do corpo, como a dança, á peça teatral que representa.
- O Teatro Escolar refere-se as apresentações comumente apresentadas nas escolas pelas crianças, que devem ser observadas e para que não corram o risco de exibicionismo ou constrangimento. Há que se ter muito cuidado neste sentido, fazendo a criança entender o verdadeiro objetivo de uma peça teatral, ou como uma construção realmente artística.
- O Jogo Dramático está mais ligado, como foi dito anteriormente no Play Way, ao lúdico da criança, onde ela passa ao público com muita expressividade o seu mundo irreal.
Através de tema delimitado pela professora, no decorrer do teatro as surpresas vão sendo colocadas a mostra pela individualidade que cada criança apresenta na sua forma de representar.
- Os jogos teatrais reúnem a expressão física do imaginário que ocorre através dos desafios que o indivíduo expressa. Reunindo brincadeiras, improvisação, buscando atingir os objetivos de aprendizagem fragmentados em várias disciplinas.
Na semana anterior, tivemos em nossa escola o teatro apresentando o tema sobre o trânsito. Foi interessante como alguns alunos fizeram a ligação do que já sabiam através da família, da escola ou até mesmo da mídia e teceram os comentários. Por ouro lado, recebemos mães comentando a explicação que os filhos realizaram em casa, quando observaram alguma notícia sobre o uso correto das cadeirinhas para as crianças. Talvez um tema que passasse desapercebido para alguns. Mas através do lúdico fixaram de forma diferente.

Qualquer pessoa tem condições de pisar num palco de teatro, pois todas as pessoas podem improvisar e através da experiência vivida adquirir muito conhecimento quanto a parte técnica, adicionado ao talento que poderá ser descoberto dentro de si.
A intuição e a espontaneidade fazem parte da experiência que o indivíduo adquire ao poder brincar com a realidade ali na sua frente.

A arte na Educação ainda tem por objetivo contextualizar a cultura social. Pensa-se também que a Arte na Educação pode direcionar o indivíduo ao caminho artístico muitas vezes desconhecido por ele próprio.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

O teatro, assim como o brincar e os jogos, fazem parte da aprendizagem lúdica.

Jamais esquecerei como foi envolvente as peças de minha infância...

Grande abraço, Anice.