2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 26 de setembro de 2010

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE

Educação, Formação e Trabalho

Revendo Marx e Engels percebe-se que apesar de nunca escreverem livros diretamente relacionados ao ensino ou educação, suas ideias e textos revelam bem a problemática social na qual a educação está inserida. Ideias que perpassam a história e que ainda hoje são seriamente debatidas e questionadas.
No texto Educação, Formação e Trabalho, Marx e Engels colocam que “a educação não se produz somente através das disciplinas úteis...” fato este também vivido e contestado por nós educadores, afinal a educação deve ser vista como um todo e não em fragmento de saberes.
Criticavam duramente o trabalho infantil e adolescente e enfatizavam a enorme necessidade de introduzir um sistema educativo que consiga minimizar os problemas causados pela situação dominante, ou seja, isto também é claro nos dias de hoje, só através da educação que formaremos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, seu valor como trabalhador e clareza para enxergar e lutar contra as desigualdades sociais, sejam elas no trabalho ou escola.
Para Marx e Engels, a educação e trabalho estavam intimamente ligados, porque no momento em que as classes sociais mais inferiores tivessem acesso as instituições de ensino, teriam maior visão da sua importância como pessoa e como trabalhador.
Ao reivindicarem “ ensino gratuito e obrigatório” e “ delimitações para o trabalho de crianças e jovens” enfatizam a necessidade de formação e ensino para que houvesse oportunidades iguais para todos e não somente para a burguesia da época.
O texto nos coloca que o ser humano realiza a si próprio, quando seu trabalho torna-se atrativo., quando o realiza com liberdade mesmo que isso lhe exija mais esforço, dedicação, qualificação e determinação.
Em nossa realidade de escola pública estas lutas também são freqüentes, pois inúmeros alunos deixam de estudar ou não estudam por que trabalham e quando freqüentam a escola existe a insatisfação de um presente difícil e um futuro incerto.
Também os pais que trabalham não o realizam por prazer e sim por obrigação, para sua sobrevivência e de sua família,.recebem salários indignos e passam aos filhos a ideia de que mesmo frequentando a escola, esta de nada lhe servirá, pois o futuro não lhes reserva nada positivo apenas a continuidade de lutar pela sobrevivência em meio a uma sociedade desigual. Talvez esse seja o maior desafio encontrado nas escolas. A falta de motivação por parte da família, faz com que o nosso aluno seja um aluno desmotivado. E dentro dessa problemática, desaparece a capacidade de expressar a afetividade suficiente dentro da família. Tornando maior a desmotivação da criança e a falta de expectativa de um futuro melhor.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

Aqui o link entre o tema do teu TCC e o assunto postado foi feito!!!

Peço apenas que faças citações completas.. faltou inserir o ano e livro.

Grande abraço, Anice.