2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

sábado, 17 de novembro de 2007







As obras de Jorge Macchi para mim ainda são passíveis de pouco entendimento sobre o que ele pensa. Talvez há uma sensibilidade para este entendimento muito longe daquela que eu possa ter. Por outro lado penso que se trabalharmos mais esta sensibilidade em nós mesmos possamos passar aos alunos. Porque ao visitarmos esse local de Jorge Macchi, perguntamos para alguns alunos jovens que ali passavam, o que as obras ali expostas representavam para eles, e as respostas foram as que já sabemos!! " Não sei, faço melhor que isto, esse travesseiro sujo?!" E nós adultos, professores que estávamos lá e perguntamos ficamos nos olhando, sem ação, por também não saber responder. A não ser que era uma obra em que o artista estava tentando transmitir-nos algo. Mas o quê? Espero que após esa visita e lendo e conversando com os colegas, chegue a uma conclusão. Apesar de pensar que arte não tem fim, nem conclusão. A arte não se discute, não tem limites, assim como não existe o feio ou bonito, mas a compreensão dentro de nós. E muitas vezes não compreendemos o que não estamos habituados a encontrar no nosso cotidiano. Porque com certeza algumas artes como as bacias colocadas de uma forma tão minunciosamente organizadas, fizeram com que surgisse alguns questionamentos e respostas, mas por pessoas que já sabiam sobre o que falava, como o monitor que nos guiou nesta viagem pela arte. Pois neste exemplo que usei, que foi a arte das bacias, nós a temos junto de alguns de nós diarimente, mas jamais pensaríamos nelas como uma arte. Isto me mostrou que podemos ou fazemos artes com nossos alunos diariamente mas não nos direcionamos a elas como a verdadeira arte que poderia ser. Jorge Macchi realmente deixou muitos questionamentos em minha cabeça do que seja a arte. Será que podemos considerar uma arte algo que só nós entendemos?

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Muito bom o seu comentário. Podemos pensar se a arte é para entendermos, apreciarmos, fazer pensar, imaginar, viajar? Não há um conceito. A arte está aí para mexer conosco de alguma forma e foi o que aconteceu com vocês. Podemos, então, transferir isso para a nossa sala de aula. Como consideramos os trabalhos dos alunos, que comentários fazemos, que ousadias possibilitamos a eles quando fazemos trabalhos gráfico-plásticos com a turma?
Abraço ;-)