2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 6 de setembro de 2009

"DIDÁTICA MAGNA DE COPÊNIO"

Penso que se alguns dos itens relacionados no índice da "Didática Magna" fossem respeitados, colocados em prática por todos os profissionais da Educação, não apenas por alguns que ainda julgam importante certos conceitos, parte dos problemas dentro das escolas seriam amenizados ou até poderiam sumir. Talvez não sumissem, porque também existe a responsabilidade da família. Mas uma vez dentro das escolas, os alunos estão expostos e a mercê de seus nestres. E esperam algo diferente que mude suas rotinas enfadonhas e já cheias de problemas. Sonhadora? Talvez, mas é como um médico que sabe que deve fazer de tudo para salvar seu paciente e sem deixar marcas profundas que o façam inibir-se frente a vida.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Porque imaginas que a didática magna de copênio solucionaria a maioria dos problemas em sala de aula? O que podes, na tua prática, contribuir para que a tua realidade se torne mais parecida com esta? Abraço, Anice.

Beatriz Leal Lopes. disse...

Porque para mim, parte dos itens da "Didática Magna", valorizam muito o indivíduo. Muitos dos problemas dentro das escolas acontecem porque alguns valores morais acabaram e valores espirituais. Não basta apenas desejarmos estar bem materialmente, correndo o tempo todo atrás disso. É necessário que se resgate alguns valores para que se resgate o respeito pela educação.e graças a Deus até hoje dentro do Magistério, por mais problemas que apareçam nas turmas que assumo, quando chegamos ao final de um ano letivo percebe-se claramente as mudanças e o saldo positivo. E tenho muitas provas e que infelizmente hoje os vejo com tantos problemas.

Unknown disse...

Beatriz,gostei de ler tuas reflexões sobre o texto "Menininho" e sobre s didática de Comênio. Percebo na tua narrativa uma preocupação com os educandos que esperam viver na escola algo diferente de suas rotinas cheias de problema. Este é um desafio com o qual a escola hoje se depara. Te convido a dialogar comigo e pensar sobre o teu discurso que compara o professor com um médico que salva seus pacientes... não estarias assumindo uma posição de salvadora dos alunos? Esta idéia não poderia produzir sentidos de uma educação redentora e capaz de resolver os problemas sociais que enfrentamos? Destaco que é muito importante pertinente a tua preocupação com um resgate da função humanizadora da escola e acho que a instituição e nós professores não podemos nos eximir dela. Grande abraço!! Professora Caroline.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz. Obrigada por estas novas contribuições a partir das minhas perguntas. Abraço, Anice.