2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Introdução à Didática

Interessante como o texto sobre o menininho tem muita relação com a nossa realidade dentro da sala de aula. E após ler me peguei pensando se muitos de nós profissionais da Educação muitas vezes não agimos como a professora da história. Ela tolhia toda a criatividade que apresentava.
Fazia com que ele reproduzisse apenas o que ela pensava ser o certo, sem se preocupar com os seus sentimentos, ou o que havia de grandioso na realização das atividades do aluno. Por isso venho repetindo ao longo desses anos, que muito embora todos na sociedade somos responsáveis de alguma forma um pelo outro, nós professores detemos um poder muito grande em nossas mãos, uma responsabilidade muito grande ao conduzir situações dentro das salas de aula, capazes de impulsionar um indivíduo para cima, fazendo com que esse cresça, busque as realizações, ou impulsioná-lo para baixo, tão baixo que ele não sinta mais forças de lutar para encontrar o caminho de volta.

2 comentários:

Geny disse...

Minha querida aluna Beatriz!
Em primeiro lugar quero parabenizá-la pela bela organização do seu portfólio.
Seus registros apresentam reflexões pertinentes a sua formação, apresentado clareza, objetividade e embasamento teórico/prático.
Obrigada por suas postagens!
Desejamos sucesso na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abraço,
Geny Schwartz, e equipe da Coordenação
PEAD/FACED/UFRGS

Aguardamos retorno!

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Beatriz! Determinadas histórias como essa acabam gerando reflexões em vocês, não é mesmo? Como, por ex: será que estou agindo de forma correta? Será que algumas vezes exijo que o aluno responda rapidamente determinada questão sem dar tempo para uma verdadeira aprendizagem? Esses questionamentos fazem parte e devem ocorrer sempre, porque só a reflexão sobre nossas atitudes e pensamentos nos levam a uma prática satisfatória. Abraço, Anice.