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domingo, 26 de abril de 2009

Estádios de Desenvolvimento Cognitivo



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULFACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia:
Modalidade a Distância
Pólo Gravataí
Eixo VI
E-mail: bialeal8@hotmail.com

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da
Psicologia II
Professor: Simone Bicca
Nome: Beatriz Leal Lopes
Data: 26/04/09

Principais características dos estágios de desenvolvimento

Para entendermos as características dos estádios de desenvolvimento de um sujeito não basta apenas sabermos os nomes específicos, bem como em que idades ocorrem cada uma das principais características, pois para Piaget as idades nas quais ocorrem as características desses estádios podem variar de acordo de um sujeito para o outro. Pode variar de acordo coma experiência anterior quer o sujeito possa ter vivenciado no meio social, podendo acelerar, retardar ou até mesmo bloquear essa manifestação. O que se pode sim constatar é a ordem regular desses estádios, independente da velocidade do seu desenvolvimento.
Primeiro Estágio – Sensório Motor: ( Do nascimento aos dois anos)
Esse estádio se caracteriza pela experiência dos sentidos ligados a ligação com o meio em que o sujeito está inserido. Pela falta da linguagem neste período a criança se comunica através das experiências imediatas, ou seja, através dos reflexos. Que vão acontecendo sucessivamente de acordo com a organização do meio. Essa inteligência é prática, o reflexo é imediato a uma experiência vivenciada. É um processo do qual o sujeito interage com o meio assimilando a representação da realidade, e ao mesmo tempo imitando as situações ao seu redor. Para tanto a característica mais importante para o desenvolvimento mental, neste estádio, é a busca visual que o sujeito deve ter aprendido antes de qualquer outro processo. À medida que ela desenvolve intelectualmente compreende que embora não veja mais o objeto a sua frente, ele existe. Essa experiência de visualizar os objetos nos primeiros meses de vida é fundamental para esse desenvolvimento passando para os estádios seguintes. Assim, pode-se até afirmar que a falta de estimulo visual nessa fase de zero a dois anos, pode ser prejudicial ao sujeito, impedindo o bom desenvolvimento das estruturas mentais. Tendo-se que observar a importância das atividades visuais a serem colocadas nesta fase.

Segundo Estádio- Pré-Operatório- (De 02 a 05/06 anos)
Neste estádio de desenvolvimento o pensamento começa a sofrer a transformação das imagens mentais, do simbolismo, na qual já conseguem expandir a capacidade de armazenamento das imagens, como maior estruturação da linguagem. Seu vocabulário aumenta notavelmente. Nesse estádio é quando o sujeito é mais aberto à aprendizagem da língua, devendo ser observado pelo adulto a sua responsabilidade ao se comunicar com a criança, porque essa comunicação poderá ter um efeito marcante no seu desenvolvimento lingüístico, haja vista, que se percebe a linguagem entre as crianças que vive no meio de uma família cuja cultura seja muito marcante no momento da comunicação lingüística, como por exemplo uma aluna de família alemã que tive no ano anterior. O modo intuitivo de aprendizagem é a característica mais acentuada nesse estádio de desenvolvimento, muito embora adorem imitar sons e experimentar palavras diferentes. Por isso quanto mais rico for o meio verbal em que a criança viva, mais provável a facilidade do seu desenvolvimento. O modo intuitivo nesse estádio traz a vantagem de que as crianças são capazes de criar suas próprias fantasias, podem fingir como, por exemplo, que seus bonecos são reais. Nessa fase as crianças possuem amigos imaginários, conversam com esses amigos, consigo mesma, na qual com essas atitudes vão experimentando a linguagem e ensinando a si próprias. É também o estádio do egocentrismo. E a criança se fecha no seu mundo, com as suas fantasias, uma vez que existe a ausência dos processos de assimilação e acomodação de um fato. A criança não é capaz de lidar com a realidade de um determinado tema. O pensamento é marcado pela intuição, pela percepção imediata dos acontecimentos a sua volta e não pela lógica. O pensamento é marcado pela irreversibilidade, fazendo com que as crianças nessa idade sintam dificuldades em perceber a natureza reversível das relações.


Terceiro Estádio – Operatório-Concreto (Dos 06 aos 11/12 anos)
Diferentemente do estádio anterior, no qual a criança era sonhadora, com pensamentos fantasiosos, o estádio das operações concretas é marcado pela compreensão das relações funcionais no meio, compreensão da reversibilidade. Abandonam o egocentrismo, sendo capazes de cooperarem com o outro, não pensando apenas nas suas próprias realizações. Suas discussões com o outro já são baseadas nos seus próprios pontos de vista. No entanto, embora no estádio anterior demonstrassem algumas capacidades, mesmo que pouca, para raciocinar de forma concreta neste estádio a criança ainda apresenta certa fragilidade que se dará apenas no estágio seguinte. É no período pré-operatório que a criança consegue construir operações lógicas de classificação, seriação, conservação de substâncias, espacial, temporal, distância. Partindo desse mundo operacional para o mundo das possibilidades a criança já está entrando no estádio seguinte.

Quarto Estádio- Operatório Formal (a partir dos 12 nos)
A partir desse estádio a criança além da capacidade de formular situações concretas imediatas, já parte para o mundo das possibilidades, do raciocínio abstrato, não precisando recorrer ao contato real. É nesta fase que busca sua própria identidade. Já pode pensar no que seja certo ou errado, pois tem a capacidade de pensar nestas duas possibilidades. Ela pode demonstrar interesses de acordo com os seus próprios valores.
Pode-se concluir, após as pontuações sobre os estádios de desenvolvimento cognitivo até então, que o desenvolvimento da criança é mais qualitativo do que quantitativo. Ou seja, o desenvolvimento do estádio seguinte dependerá do desenvolvimento que a criança apresentou no estádio anterior, não através de saltos de um estádio para o outro, m as da integração entre um e outro.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz: O entendimento das etapas de desenvolvimentos da criança auxilia a função do professor? Exatamente como? Questões a se pensar... Abraço, Anice.