2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

sábado, 18 de abril de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia:
Modalidade a Distância
Pólo Gravataí
Eixo VI
E-mail: bialeal8@hotmail.com

Disciplina: Questões Étnico Raciais na Educação: Sociologia e História
Professor: Fernando Seffner
Nome: Beatriz Leal Lopes
Data: 18/04/2009


Atividade
a) Elaborar um mosaico étnico-racial em conjunto com seus alunos. Vocês podem utilizar diferentes recursos visuais, como desenhos, pinturas, colagens, fotografias... Faça um grande painel e estimule outros colegas a participar desta atividade, montando uma linda exposição na escola.
b) Após a elaboração do mosaico, discutir com seus colegas através do Fórum as impressões e reflexões suscitadas.
c) Elabore um texto com suas descobertas

Como eu estou na vice-direção no turno da manhã e no turno da tarde como substituta, apesar de trabalhar com turmas de 1° ano a 8ª série, é difícil realizar algumas atividades propostas pelo PEAD. Já tivemos alguns momentos assim em que as dificuldades eram muitas. Numa escola de mais de mil alunos, com uma equipe de professores muito grande, fica mais difícil a colaboração, pois existe de certa forma planejamentos, cronogramas, dos quais os professores acham complicado sair. Eu já pensei num outro modo, mas não encontro. E apesar de o professor dizer que posso fazer com outra colega, de que forma poderia participar? Não disponibilizo de tempo para sair da minha escola e ir à escola de outra colega. Embora saibamos da importância de trabalharmos diretamente com o aluno, até chegarmos ao estágio podemos passar vários setores da escola. E acredito que não podemos ficar prejudicadas, o importante é que aprendamos o que nos for transmitido para que possamos interagir quando estivermos com os nossos alunos.
Porém na minha família, bem como na minha escola há uma diversidade grande. Na minha família existem origens indígena, alemã, poolonesa e italiana. E na escola podemos perceber quando ao conversarmos com os alunos no início do ano sobre a família.
Pensar nas origens é nos remetermos aos nossos ancestrais. Não existiríamos sem os ancestrais. E por muitas gerações as diferenças vão surgindo a medida que outras origens vão entrando nas famílias.
Na escola várias etnias são reconhecidas. E para nossa felicidade são respeitas, dentro das suas características como a linguagem, o modo de vestir. Numa determinada época tive um aluno cigano. Ele tinha a sua maneira ímpar de vestir. A princípio todos achavam estranho, depois acostumaram, assim como ele foi modificando o seu modo de vestir.
A minha escola tem um comprometimento considerável no que diz respeito a respeitar as várias etnias através de um trabalho pedagógico das diversidades raciais. Lembro que na última copa do mundo, foi realizado um trabalho no qual todas as turmas da escola apresentaram as diversas culturas dos países com seus usos e costumes.
Foi um trabalho muito lindo e pudemos mostrar a beleza ímpar de cada cultura. Trabalhamos todos so anos e fazemos exposição da cultura afro-brasileira. No momento estamis em formação para enfatizarmos a cultura indígena. e assim que eu tiver mais material exporei no meu portfólio.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz: Que pena que não foi possível realizar a atividade, mas felizmente tu tinha um certo conhecimento quanto as origens dos teus alunos e as tuas. Abraço, Anice.