2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 7 de setembro de 2008

SEMPRE LEMBRANDO DO PEAD




























As colegas da foto (Neila e Cristina) alunas PEAD, também profissionais da rede municipal de Cachoeirinha, nos encontramos numa formação para as professoras que representam suas escolas na Mostra de Trabalhos, e que assim como eu estou representando minha escola elas representam cada uma a sua. Evento esse que acontece todos os anos, na qual as EMEI's e EMEF's do município e com algumas outras escolas estaduais também são convidadas, têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho, seus projetos realizados durante o ano em curso, com sua comunidade escolar.
Mas o que desejo deixar registrado, que muito mais do que simplesmente fazermos parte deste curso, é como cada interdisciplina tem nos deixado sua marca. e isso me faz reportar aos meus alunos, quando peço-lhes que leiam, que observem, que escutem tudo o que estiver a sua volta, muito mais do que simplesmente ficarem presos apenas com o que está sendo realizado em sala de aula. Digo-lhes que o maior aprendizado que eles podem ter é aquele em que quando passarem por alguma situação os façam lembrar de já terem discutido em sala de aula. Digo-lhes sempre que devem buscar entender os conteúdos estudados na escola, com a realidade do seu cotidiano. E tenho tido esse retorno. E referente a isto, foi interessante que as colegas e eu ficamos no mesmo grupo, de uma trilha a ser percorrida e por vários momentos nos olhávamos relembrando de situações colocadas no PEAD, como quando o monitor nos falou sobre o "tempo e espaço", que a fauna e flora têm na natureza e que devem ser respeitados, quando ele colocou sobre o ciclo na natureza, sobre como nos comportamos durante a trilha, comparando-nos com nossas crianças, entre outras situações. E realmente, mais uma vez eu reintero que o maior aprendizado que eu tenho neste curso e em todos os formações que realizo, é a minha colocação dentro de um espaço em que o meu aluno se encontra. Tenho aprendido, que só podemos dar aquilo que recebemos e da forma como recebemos. E nas formações somos as nossas crianças. Que querem correr e tirar fotos para mostrar em casa, que não viam a hora do lanche, do almoço, que muitas vezes reclamavam no sol, do calor, do cansaço. Estávamos ali com nossos medos de cobra, de mato, por não conhecer o local, medo de falar, de estar com novos colegas, e que aos poucos com a confiança que obtivemos dos monitor (professor), foram diminuido, desaparecendo por aqueles momentos, o que reforça a importância da influência que nós professoras exercemos sobre nossos alunos. E veio a felicidade no final por estarmos num lugar tão amarvilhoso como é o Rincão da Gaia, em Pantano Grande, fundado por Lutzemberger, aliás recomendo a todos que gostam da natureza.

Um comentário:

Geny disse...

Beatriz esses passeios são de suma importância para recarregar as baterias. Concordo nós nos comportamos como os nossos alunos e também o aprendizado, os registros em nossa mente ficam para sempre, é algo que saímos da rotina por isso é importante planejar passeios também com os nossos alunos. Que reflexão maravilhosa sobre o PEAD, meus parabéns! Que lindas as fotos!
Beijos.
Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador V PEAD/FACED/UFRGS