2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

sábado, 23 de outubro de 2010

Música na escola

Um fato me chamou a atenção nessa semana a respeito da música. Uma professora pediu que eu ficasse por um tempo na sua sala. Ela havia ligado o rádio para que os alunos trabalhassem ouvindo música. Porém quando cheguei na sala ela já havia saído. Eles ouviam uma rádio que tocava Funk. Não sei ela havia concordado ou se eles trocaram e colocaram nessa estação enquanto ela tinha saído. Mas o que me chamou a atenção, é que essa turma extremamente agitada, trabalhavam cantando e mexendo o corpo de alguma forma. Uma das alunas, parou de trabalhar e ficou pensativa. Eu não quis intervir pois só estava por algum tempo ali e desejei ficar observando as reações. Uma das alunas gritava e "mandava" os colegas calarem a boca, quando conversavam algo. Eu só a olhava e ela me olhava como se desejasse ver se eu chamaria sua atenção. Porém uma das músicas tinha uma letra muito "chula", com palavrões... Então disse-lhes que assim não ia dar. Estávamos dentro da escola e não numa balada. A professora voltou e saí. Após fiquei refletindo sobre a importância da música no meio social, escolar, familiar. E se esse não seria um dos fatores de tanta violência entre os jovens. Pois ali naquele momento retrataram a sua realidade. E se é comprovado cientificamente que um feto desde sua formação dentro do ventre de sua mãe sofre influências externas, o tipo de música pode influenciar sim no comportamento que a criança apresenta.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

Dependendo do objetivo a gente até pode escutar determinada canção. Falei "determinada". Há funks e funks.. uns somente com palavrões e que de nada adiantariam, mas alguns retratam a realidade das favelas e analisar o contexto juntamente com os alunos pode ser interessante, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.