2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

sábado, 2 de maio de 2009

VIOLÊNCIA NA ESCOLAS

A violência nas escolas tem sido alvo das últimas notícias atualmente na televisão. Não sei se por influência da mídia, por causa da novela que está em andamento, u se está aumentando muito mesmo, o que é mais provável. Mas como controlar essa violência? Temos alguns alunos que estão nesse ritmo e ando preocupada e com medo, inclusive, do que possa acontecer até comigo. Eles não ouvem, respondem, desacatam, desafiam até a guarda municipal, brigada. Já conversamos várias e várias vezes, foram registradas inúmeras atas, pois só o que os professores fazem é reclamar. Nesta última semana, quinta-feira fez tudo isso. Foi feito outra ata. Mas esses alunos já haviam sido encaminhados para o CE, que enviou para o Conselho Tutelar. E o retorno deles foi que a escola tem autonomia para tomar a decisão que achar cabível no que se relacionar a esses alunos. A escola pode pedir que se retirem, procurando outra vaga em outra escola. Mas agora que isso é possível, vieram as controvérsias. Será que foi feito tudo por esse aluno? Até quando ficaremos agüentando esses alunos? Até acontecer alguma coisa mais séria? E os outros que virão? E os professores que reclamavam que não agüentam eles dentro da sala, colocam eles pra fora da sala. Estou muito angustiada, pois a escola quer fazer o que for correto, o que está ao seu alcance. Mas o que é correto? O que falta? O que fazer com alunos que vem de uma família com traumas, problemas muito sérios de sociabilidade, mortes bruscas, drogas, desamor.. É não tem sido fácil. E sabem de uma coisa? A professora dentro da sala de aula, só conhece o seu mundo, estar na equipe diretiva é algo, que transforma nossas mentes, nossos corações, nossas almas, nossas concepções de vida. A realidade é que cada vez mais estamos recebendo alunos como se fôssemos uma clínica médica psiquiátrica, ou um orfanato e não uma instituição da qual seria a responsável por induzir o aluno ao caminho dos conhecimentos para que ele tenha um futuro melhor. Porque da maneira que se encaminha, os professores não tem mais condições de lidar com essa classe de alunos que viemos recebendo dentro das escolas. Como vimos sobre as características principais dos estádios cognitivos, um estádio seguinte depende do anterior. É como a vida dessas crianças,que o futuro depende do passado. Mas passado que está presente diante de nossos olhos e às vezes ficamos incapacitados de poder ajudar o quanto realmente necessitam. E nos sentimos impotentes, perdedores por não saber como agir,ou se o que fizemos foi o ideal. É uma responsabilidade muito grande que a escola está assumindo no lugar das famílias. Que, aliás, estão repassando para as escolas. Quem serão os próximos responsáveis pelas crianças do futuro?

2 comentários:

Stela Maris disse...

Oi Beatriz tudo bem?
Sou do polo Três Cachoeiras e tirei um tempiho para visitar outro pólo. Escolhi teu nome por que se algum dia tiver outra filha, se chamará Beatriz.
Gostei de te visitar, tuas postagens estão muito boas de ler.
Gostei dos teus relatos. Especialmente essa postagem sobre a violência na escola. Felizmente vivo e trabalho num lugar muito tranquilo:Arroio do Sal. Trabalho na educação infantil e tenho aluninhos especiais, "normais", mas não agressivos nem violentos, ao contrário, amáveis, amigos e queridos. Também trabalho numa lasse multisseriada de 1º e 2º ano, na parte da tarde e tenho um aluno com "dificuldade de relacionamento", onde desacata e desrespeita a todos em sala de aula, extremamente difícil para se lidar... Mas ainda conseguimos contornar as situações diárias. Enfim, haja amor e paciência nesses casos. Mas entendo o quanto deve ser difícil numa cidade grande, ond ea violência impera em muitos setores, desembocando na educação, especialmente dentro da escola. Vivemos dias de medo, sem saber o que pode acontecer conosco, não é mesmo?
Abraços
Stela

Anice - Tutora PEAD disse...

Beatriz: estou gostando de ler teu portfólio, pois desabafa, reflete sobre tua situação, a situação dos alunos... Consegues unir a teoria que vocês estão vendo com tua prática, enfim, registras qualitativamente todo teu processo durante o PEAD. Abração, Anice.