2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 27 de junho de 2010

REFLEXÃO-SÍNTESE - ESTÁGIO

ARQUITETURA PEDAGÓGICA:
ATRAVÉS DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS BUSCAR A INTEGRAÇÃO DENTRO DO GRUPO.

DESAFIOS ENCONTRADOS NA TURMA: RELACIONAMENTO DIFÍCIL ENTRE A MAIORIA DOS ALUNOS, INDISCIPLINA, FALTA DE RESPEITO, FALTA DE REGRAS, BAIXA ESTIMA. FATORES IMPORTANTES QUE INFLUENCIAVAM NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. EM CADA ATIVIDADE SE FAZIA NECESSÁRIO PARADAS PARA RESOLVER SITUAÇÕES DE BRIGAS, XINGAMENTOS DE DESRESPEITO ENTRE OS ALUNOS ENVOLVENDO A FAMÍLIA. HAVIA MUITA AGRESSÃO FÍSICA E VERBAL.

METODOLOGIA: ATRAVÉS DE DIÁLOGOS, HISTÓRIAS, FILMES, PARADAS PARA REFLEXÃO, ELOGIOS, RESGATE DA AUTO-ESTIMA, MUITO USO DA INFORMÁTICA.

DESENVOLVIMENTO: A Informática, foi uma das ferramentas usadas no estágio que favoreceu a mudança de postura dos alunos. Descobriram e entenderam a necessidade de se compartilhar, e respeitar o espaço em que se encontram. Também a exibição dos filmes e contação de histórias com temas sobre discriminação e respeito foram importantes, porque fazíamos uma reflexão sobre o tema com diálogos, entrelaçando com as realidades de cada um.

O MAIOR DESTAQUE: “ Ilha das flores” - Esse documentário foi exibido porque estávamos trabalhando o projeto sobre o meio ambiente. Mas durante e no final do mesmo tomou um rumo inesperado e muito emocionante para mim que tinha outro objetivo, e para os alunos. A partir daquele momento relatos de colegas durante a nossa reflexão, e no decorrer dos dias seguintes foram emocionando e modificando sensivelmente as atitudes entre todos. Situações normais que acontecem entre qualquer criança na faixa etária ou alunos de inclusão, com certeza existem ainda. Durante o estágio ficou evidente a modificação positiva da turma, mais especificamente de alguns alunos através dos questionamentos, comentários e relatos por parte dos funcionários, professores, equipe diretiva da escola. E a aprendizagem e maior interesse ocorreu com maior facilidade desde então, comprovados através dos trabalhos e relatos da família e do próprio aluno.

Embora custasse a reconhecer, hoje percebo que o meu maior obstáculo foi minha ansiedade. Por estar realizando um estágio fiquei muito nervosa, deixando interferir de alguma forma no início. Me senti muito presa a alguns pontos como se não pudesse sair do planejamento. Porém comecei a refletir no tipo de comunidade que eu estava atendendo e que era bem diferente da que eu vinha lidando por oito anos e nas suas maiores necessidades. Foi quando o estágio começou a dar certo. Parei quantas vezes foram necessárias para diálogos, rever princípios de convivência em grupo, resgate da auto-estima, respeito, valorização do seu Eu e dos demais presentes em sua vida, como amigos e familiares, fazendo-os entender os limites, mas com muito carinho. Eles necessitavam de muitos limites. A aprendizagem se dá de acordo com o meio, mas que pode ser transformada se a criança sentir que é importante em algum lugar. As crianças devem ser tratadas a partir da sua realidade, não apenas de acordo com a sua realidade. Como professora mais uma vez descobri que é o meu verdadeiro papel, uma agente transformadora. Terminei o estágio muito satisfeita. Acredito ter alcançado meu objetivo. E teria muitos relatos e frases dos alunos, colegas, funcionários e da equipe diretiva para colocar aqui. Mas deixo registrado apenas três frases de alguns alunos que realmente me colocaram frente ao desafio nesse período e que jamais esquecerei. “ Prô eu não brigo mais....” É! Por quê? “Ué porque tu ensinou que não é pra brigar...” “Eu queria continuar a ser assim como estou agora...” Eu estava chamando a atenção de uma aluna, muito braba. E ao mudá-la de lugar, perguntei se sabia o motivo. “Eu sei prô, não tem importância”.. De repente ela tirou uma boneca da mochila e mandei guardar. “Mas é pra ti, eu fiz na escola aberta, não dei porque estava com vergonha...” Ficamos abraçadas fortemente, emocionadas. Essas simples evidências entre tantas outras fizeram de mim uma profissional melhor e que ainda tem muito a aprender a cada momento dentro da sala de aula.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

É minha função alertar que aqui no portfólio o objetivo não é trazer atividades já postadas em outros locais, mas entendo a importância de colocares estas reflexões.

Muito interessante acompanhar teus passos, desde a constatação de tua ansiedade, a dificuldade para sair do planejamento, a análise do ambiente e os ganhos que tivestes com a nova forma de trabalhar. É mesmo emocionante e teus exemplos ilustram bem os progressos que conquistastes.

Grande abraço, Anice.