2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 9 de maio de 2010

Quando olho para alguns alunos, penso se o que fazemos é importante para ele. E me sinto frustrada quando tentamos lhes mostrar um mundo diferente do que eles vivem. Após algumas observações e relatos de pais percebe-se que eles não se consideram pobres ou excluídos. Acham que a vida deles é assim. Para eles o que importa é o meio em que vivem. Agem de acordo com o seu meio. Não pensam que devem ser diferentes ou melhores. Por isso a falta de interesse em aprender, em prestar atenção. Na verdade todo ser humano tem sua ambição mas de acordo com o seu meio. E se ambição deles é trabalhar para melhorar de vida, eles já o fazem! Quando ouço um pai dizer que o filho não precisa trabalhar, pois tem tudo o que quer, (o pai é pedreiro, a mãe do lar, o aluno pichador, brigão...), quando ouço alunas de oito, nove, dez anos mostrando dinheiro na mochila, porque trabalharam de manhã, vendendo artesanato que elas próprias fizeram em escola aberta, ou ajudam suas mães, e sentem-se felizes, dizendo que não precisam estudar para trabalhar pois já ganham seu dinheiro. Um aluno contou com a maior felicidade do mundo, no dia em que trabalhamos as profissões, que tirava o cavalo da cocheira, limpava o cavalo, limpava a cocheira, colocava o cavalo na carroça e ia trabalhar e isso para ele é coisa mais importante do mundo. Ele não pensa num carrão, num casarão. Ele já veio muitas vezes cheirando mal para a sala de aula e alguns colegas tinham o hábito de debochar, ele caia de socos em cima deles. Depois de uma dessas brigas, fiz o meu velho sermão do respeito etc. e tal, os colegas não o chamam mais de “fedorento”, mas ele também não vem mais cheirando mal. Ou seja, eles só sentem necessidade de mudar, talvez se aquilo os incomodar muito. Que foi o caso de que ele não gostava de ouvir chamá-lo daquele modo. E a condição social está dentro de cada um. Por isso as escolas vem dando murro em ponto de faca. Tanto que na festa das mães o salão encheu, mas foi só acabar o chá o salão esvaziou. Não ficaram para outras atividades. O que queremos ensinar é o que eles querem aprender?

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui descreves uma situação em sala de aula e traz argumentos que embasam a aprendizagem. É exatamente este o propósito do portfólio e, portanto, não precisas refazer a postagem!

Grande abraço, Anice.