2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

terça-feira, 30 de março de 2010

INCERTEZAS

Acho muito difícil encontrarmos respostas para nossos questionamentos, nossas dúvidas. A única certeza que tenho é que nunca teremos certeza de nada. E são as incertezas que nos levam a questionar, mas esperamos respostas como se fossem um milagre e que o problema acabará ali com elas. Aprendi muito com os textos trabalhados nos eixos anteriores, e a partir de então comecei a questionar. Só que descobri um ponto muito importante! A resposta muitas das vezes está dentro da gente. Como por exemplo, a minha situação perante o estágio, da escola que é nova para mim embora seja no mesmo município. Foi através das incertezas e alguns medos que fiz minha escolha. Pois para cada dúvida eu procurava uma resposta, mas uma resposta apenas não satisfez, vinham várias respostas. Hoje assisti uma palestra para diretores e vice-diretores sobre liderança. Saí muito feliz por me encaixar dentro da maioria dos ítens necessários para essa função. Mas por outro lado com mais questionamerntos. E ainda tenho minhas dúvidas sobre como será meu estágio. Mas por incrível que pareça já me sinto mais tranquila, e com maior serenidade pude observar que cada escola sim tem sua realidade, assim como cada ser humano tem suas peculiariedades. O que é preciso nessa profissão são professores que sejam diferentes de algumas décadas. Pois embora nossa sociedade mudou muito e nem sei se para pior ou melhor, pois para essa nova sociedade o que ela pensa e vivencia é o correto. E ainda temos muitas vezes dentro das salas de aula professores com ideias e metodologia muito antigas que não encaixam mais com os alunos que temos. Não falo de mudar valores. Que aliás, parecem estar invertidos. Mas se o professor tem em mente que sua função é prioritária na vida de muitos jovens, talvez ainda se consiga alcançar o objetivo de formarmos cidadãos que ao menos saibam fazer escolhas. A burocracia sempre existiu, existe e sempre existirá, Mas quem sabe se ela até não nos ajuda às vezes?

2 comentários:

Super Falcote & Super Mei - Jerri Costa e Taise Teixeira disse...

Valeu o carinho Bia!!!!!! A EMEF Getúlio Vargas e a Família Falcote estão juntos sempre!!!!!!! Obrigado!

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

Todo teu questionamento é válido e jamais queremos que ele acabe. Porque se ele acabar, acaba a motivação e vontade de sempre buscar mais.

Há uma frase muito usada na psicanálise que para mim faz o maior sentido: "onde não há falta, não há desejo". Nesse sentido, posso relacionar isto às perguntas e dúvidas que são essenciais para qualquer aprendizagem.

Grande abraço, Anice.