2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 28 de março de 2010

CARATERÍSTICAS QUE ME DEIXARAM PENSATIVA

Comecei a repensar, após colocar a caracterização da minha turma, que tipo de escola temos? Essa escola que temos não condiz com a sociedade que atendemos. Quando perguntei para um aluno o que ele queria ser no futuro, ele falou que queria ser traficante. Dá mais dinheiro. Outro diz que quer ser Djai e que não precisa estudar para essa profissão. Um outro aluno foi parar três vezes na direção, apenas em uma tarde. Essa é a realidade da escola em que farei o estágio. Comparando com a outra que eu sempre trabalhei, vejo como as comunidades escolares são totalmente diferentes uma da outra. O que me faz pensar que as escolas não podem ser unificadas, com as mesmas burocracias, mesmas cobranças, devem ser de acordo com cada realidade. Mas por outro lado a Educação pensa em formar cidadãos igualmente. Mas esse cidadão quer isso? O que é autonomia dentro da sala ou da escola? Onde as professoras não parecem mais copreender o significado dessa palavra. Nem tão pouco o aluno.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz:

Trouxeste uma conclusão importante ao comentar que cada escola tem suas peculiaridades e, portanto, as ações devem ser feitas de acordo com estas realidades.

Fiquei pensando sobre as tuas questões também. Te sugiro que tente respondê-las na próxima postagem. Seria interessante, já que toda questão tem, por trás, uma resposta. Queremos entender as tuas.

Grande abraço, Anice.