2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PEAD ESTÁ IMPREGNADO EM MIM

Hoje levei um aluno no SETRAUMA, pois o mesmo machucou o dedo jogando bola. Óbvio que fiquei mais ou menos duas esperando até sermos atendidos. Havia uma televisão bem no alto da parede, e comecei a olhar. Chamou-me a atenção a apresentadora estar com os olhos marejados d’agua e um homem que falava e gesticulava muito. Não conseguia ouvir absolutamente nada, pois o volume estava desligado. Fiquei prestando atenção para poder entender do quer se tratava. Lia as frases que passavam no rodapé da TV, lia os lábios dos participantes e consegui entender pelo menos que se tratava de um pai que está lutando contra as drogas. Ou seja, seu filho entrou nesse mundo e ele corajosamente resolveu lutar contra esse mal, de todas as maneiras possíveis, inclusive divulgando na mídia sem se preocupar com o que todos pensariam. Bom mas além da reportagem o que me peguei pensando de repente, foi no PEAD. Fiquei pensando como os locais públicos não estão preparados, e nem se preocupam com as pessoas com necessidades especiais. Pois eu tive que fazer um esforço sobrenatural para poder entender o que se passava na TV. E com certeza esse fato deve acontecer com muitas pessoas. Pois a própria TV não passa legendas para os surdos poderem ler. Mas por outro lado também foi interessante como tive que aguçar os outros sentidos. Às vezes estamos tão acostumados a ter tudo que não valorizamos como devíamos todas as nossas capacidades. E como sempre disse, continuo a pensar e repito: As aprendizagens que obtemos no PEAD muitas vezes não conseguimos identificá-las no momento em que praticamos, mas em muitas situações que virão daqui por diante. Por isso digo que o PEAD está impregnado, pois em qualquer lugar, momento que estiver com certeza as aprendizagens que tivemos até o momento aparecerão de alguma forma.

Um comentário:

Geny disse...

Prezada aluna Beatriz!

Fiquei muito feliz ao ler a sua experiência, na certeza que todos os responsáveis pelo Curso PEAD também devem passar pelo mesmo sentimento.
Quanta coisa veio em sua mente trabalhos com o PA a Inclusão. A aflição de um pai na tentativa de salvar o filho que caiu na rede dos droguistas, digo que é o mal do século.
Ótimo o registro de uma coisa que parecia negativa achaste algo positivo e de proveito par a sua reflexão, que veio ao encontro de sua trajetória acadêmica, muito importante as suas conclusões.
Obrigada por sua postagem!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS