2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

quarta-feira, 26 de março de 2008

Aula presencial de Estudos Sociais

Já estava meio cansada quando chegamos na segunda parte dos trabalhos presenciais desta noite, porém mais uma vez pude comprovar como um professor pode modificar a vontade que o aluno tem de ficar em sala de aula ou não. Pois as atividades que pensei serem cansativas a princípio, foram tão boas que nos faltou tempo para pudéssemos expressar tudo o que lembramos das aulas de história e geografia do nosso tempo. Apesar de assistirmos ainda perto de nós e num mundo tão modificado culturalmente, professores que não conseguem entender que é necessário uma reforma, mas reforma essa dentro de cada um de nós. Para que possamos atingir os nossos objetivos com as nossas crianças do século XXI e que apresenta tantas diversidades. Para falar b em a verdade eu não lembro muito bem se gostava ou não desta disciplina quando era jovem. Mas nunca esqueci de uma professora de Moral e Cívica, que parecia uma bruxa malvada. Ninguém gostava dela. Por quê? Não sei. Depois tive um professor muito alto e careca, e tinha um carmanguia vermelho. Mas da matéria? Não lembro de nada, a não ser que tinha que decorar o dia, mês e ano que o Brasil foi descoberto. Acho que a única boa que lembro, é que eu adorava o Dia da Pátria. Desfilar era tudo de bom. Aliás sinto que hoje não seja assim, podia até ser obrigatório, mas era legal. E concordo que poderíamos preservar algumas coisas boas sobre a nossa Pátria. Ontem não tive a aportunidade, mas comecei a gostar desta disciplina quando entrei no magistério. Lembro que eu adorava a maneira como a professora nos passava história. E se hoje eu consigo dar uma aula de Estudos Sociais legal foi graças o que aprendi com ela. E nestes dias estava dando umas explicações da Língua Portuguesa e antes de chegar exatamente na explicação propriamente dita de gramática, eu já tinha feito um passeio enborme pela História do nosso Brasil. E as crianças adoraram e ligam as histórias que lhes contei com pontos do presente.
Espero e desejo a todos nós que consigamos a cada dia nesta interdisciplina resgatar algo perdido dentro de nós em algum momento no passado. Nunca é tarde para recomeçarmos a gostar de algo que deixamos de gostar.
Boas vindas a todos pro9fessores, tutores e colegas.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Oi, Beatriz!
Muito bons os seus comentários, porque você conseguiu falar da sua experiência como aluna na escola, como aluna no PEAD, ligando com a sua impressão do professor, da disciplina. Muito legal!
Conte-nos um pouco mais sobre os seus alunos e como eles vêem essas disciplinas e sobre esse trabalho que você fez. Continue assim com essas reflexões!
Bom final de semana!