2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

domingo, 21 de outubro de 2007








Os jogos fazem parte das minhas aulas. Temos uma dia de que os alunos chamam de "Dia Light", que até eu já comentara no semestre passado. Pois conforme meu comentário na interdisciplina de literatura, a buricracia nos limita algumas vezes em alguns pontos. E por mais que desejemos fazer algumas coisas maravilhosas que aprendemos, é difícil. Então eu incluí no currículo da quarta e terceira série, um dia só de jogos, brincadeiras que a princípio é o que parece para os alunos. Mas nós conseguimos avaliar as mudanças que ocorrem com eles. Pois há necessidade do respeito em grupo, da inclusão de algum colega, que em outras situações não estariam ali naquele grupo, a ordem, o pensar para resolver, a descontração. Enfim os jogos de todas as modalidades influenciam no desenvolvimento físico, mental e espiritual também do aluno. Eu costumo fazer jogos de stop na sala com conteúdos específicos. Eles adoram, dá muito certo. Existe a competição pois eles devem aprender que nem sempre se ganha e que perdendo aprendemos também, inclusive a procurar ser melhor da próxima vez. E isto os instiga a procurarem ser questionadores, investigadores.
Eu relizo muitos jogos também em Educação física, e precebo que como é difícil para eles perderem. E como culpam os colegas. Então na minha opinião devem ser muito bem trabalhados e constantemente para que eles entendam e acostume. Nestes dias fiz a brincadeira de andar com a bola na mãoi e batendo palmas, sem deixar a bola cair no chão, pois então teria que voltar e recomeçar. Quando um colega deixava cair, era o fim para eles. Este jogo também trabalha muito a concentração, o respeito, a coordenação. Bem coloquei aqui algumas das muitas experiências que nós professoras do currículo temos com nossos pequenos.

2 comentários:

Tutora Daisy disse...

Que legal, Bia! E pra ti, o que aprendeste com essas aulas "light" não só como professora, que de certa forma já comentaste, mas no lado pessoal?

Beatriz disse...

Que devo ser mais liht mais vezes, menos estressada, menos preocupada, não vale a pena. Estou até pensando em fazer yoga!!!!!!!!