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quinta-feira, 27 de setembro de 2007


Hoje contei uma história folclórica para meus alunos " O peixinho que podia cantar", e lembrei das dicas do Celso, incorporei algumas dicas na história, e como foi super legal!!! Percebi a carinha diferente deles escutando a história! Até eu me surpreendi comigo!

3 comentários:

Tutora Daisy disse...

Oi, Bia! Tá bem legal teu blog. Adorei esse teu relato da aula. Agora que já criaste o blog, podes criar marcadores para as tuas postagens. Na pa´gina da atividade 1 tem um tutorial que explica (tem que ligar a caixa de som para ouvir a explicação). Demora um pouco para abrir, mas é legal. Essa postagem da história pode conter o marcador Literatura Infantil, por exemplo. Abração!

Tutora Daisy disse...

Já vi que você criou os marcadores. Maravilha! Quando mencionar uma história, aproveita para colocar o autor e a editora, porque um outro colega pode se interessar pela história. O que você pode refletir sobre essa reação diferente das crianças em relação à história? O que mudou em relação a outras contações que fizeste?

Beatriz disse...

Ah o que mudou é que como temos hora do conto, e em algumas vezes eu mesma sentida falta ddeste tipo de contação: Com expressão mais corporal, o suspense... As histórias vinham sendo baseadas justamente em querer que o aluno depois faça alguma atividade, ou então tentar mostrar para ele dentro da moral da história que ele deveria ou não agir de alguma maneira. Sem que fosse simplesmente uma história sem fim proposital aparente. E neste dia eles tiveram comigo isto, ouviram uma história sem a preocapção necessária de que teriam que fazer alguma coisa específica. Sem contar que eles gostaram do meu jeito de ler. Eu já tenho por hábito, quando ler algo para eles, levantar os olhos durante a leitura para eles, como se eu já soubesse todo o texto. É uma técnica que eu aprendi em algum dia, não sei onde, com quem, quando, mas aprendi. Sempre procuro usar a entonação adequada na leitura, isso faz a diferença. E é isto que acho que deu certo. Na verdade é uma pena que na escola tenhamos tanta burocracia a ser cumprida e que nos são cobradas no final de um trimestre. Pois com certeza as aulas seriam mais proveitosas. Mas infelizmente não é bem assim que o barco anda.