- Quais os desafios do professor para trabalhar com o enfoque da arte do conhecimento?
Penso que os maiores desafios de um professor dentro da escola em trabalhar com a arte, é que esta não é reconhecida como uma disciplina específica ou com a sua importância devida. Na verdade a arte dentro das escolas é vista como uma disciplina secundária, tendo até mesmo a falta de professores. O que incorre na seleção de professores indevida. Ou seja, são selecionados professores que nem mesmo são da disciplina, porque qualquer um pode dar artes na escola, já que arte é vista apenas, como alguns trabalhinhos feitos pelo aluno, pintura, recorte e algumas outras atividades até um pouco mais requintada como o teatro, representados por alunos sobre temas das outras disciplinas paralelas.
Na verdade para que a arte seja realmente vista como conhecimento dentro da escola, há necessidade que o órgão de educação maior reconheça essa importância para que designe profissionais capacitados, que entendam e gostem da disciplina. Deve ser visto como um conteúdo tão importante quanto a matemática, a língua portuguesa por exemplo. Para que possa interagir com o aluno em todos os seus sentidos.
O que existe nas escolas e em quase todas, é algum professor que ainda sinta vontade de trabalhar com o teatro, mas que também faz o mínimo que para ele é o máximo sobre temas de datas comemorativas. E quanto às artes visuais não sabemos avaliar obras, as idéias que os autores nos querem passar em seus trabalhos manuais seja em artesanato, pinturas e outros. Uma vez se não soubermos o real valor não saberemos passar esse conhecimento ao nosso aluno.
E como essa disciplina não tem sua total importância dentro das escolas, acabamos por ter que darmos conta dos chamados importantes conteúdos para que no final do ano letivo cheguemos ao veredicto: “quem aprova, quem reprova”.
Órgãos do governo, na Educação precisam repensar na formação do currículo.
O comentário acima que acabo de fazer, refere-se a experiências que vivenciei e percebe-se claramente a diferença entre os profissionais que atuam nessa área. Quando se tem realmente um profissional que luta pela “ARTE” e é direcionado especificamente para essa disciplina, existe a diferença sensível a apresentação de trabalhos feitos por alunos deste profissional e de alunos que realizaram algum trabalho considerado uma arte, de um profissional que apenas realiza o mesmo por necessidade de cumprir um roteiro disciplinar.
Um comentário:
Olá, Beatriz:
Infelizmente, tenho que concordar com tua postagem. A realidade é esta mesmo. Poucos são os alunos e até mesmo professores que dão real significado para a disciplina das artes. Muitos nem sequer encontram sentido nesta matéria e, portanto, fica difícil entendê-la e aproveitá-la como, de fato, merece.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário