Alfabetização é o conhecimento, o aprendizado dos códigos, dos signos. Ou seja, o indivíduo é capaz de codificar e decodificar a língua escrita, dominando a técnica da leitura e da escrita.
O letramento define o sujeito que ainda não está inserido no mundo da escrita e leitura, codificadas, mas está inserido nas práticas sociais do meio, de acordo com suas necessidades vitais. Uma pessoa letrada pode ser analfabeta. Uma pessoa alfabetizada, não necessariamente será uma pessoa letrada. Porque o letramento é o conhecimento do mundo a sua volta.
Pode-se perceber dentro das escolas essa diferença entre essas duas características que os alunos apresentam. Geralmente os alunos letrados são mais agitados, parecem apresentar maiores dificuldades em se alfabetizar. Por quê? Seria porque para eles que já entendem o mundo a sua volta e o que lhes é apresentado nas escolas às vezes é fora da sua realidade?
Por outro lado percebe-se o aluno alfabetizado, mas não letrado mais tranquilo. Por quê? Seria porque ainda não experimentou ou vivenciou a realidade no dia a dia?
A realidade de algumas comunidades escolares é que embora a escolaridade seja obrigatória, as crianças parecem estar chegando às escolas cada vez mais letradas.
3 comentários:
Olá, Beatriz:
Estas ideias do texto são todas tuas? Achei bem interessante a possível explicação entre alunos agitados e letrados... pode-se perceber esta diferença? Qual ligação encontras deste tema com o teu TCC?
Grande abraço, Anice.
Todas as ideias escritas aí foram escritas a partir das leituras que se fizeram necessárias para realização dos trabalhos exigidos durante o curso. Quanto a estar ligada ao meu TCC, pode ser que sim e pode ser que não diretamente. Pois embora desejemos ligar tudo o que viemos vendo ao longo do curso, não acredito que tudo esteja ligado a um assunto específico, mas está ligado a experiências que nós professoras passamos ao longo da nossa profissão.
Olá, Beatriz:
Perguntei, porque se fossem ideias diretas dos autores, seria importante citá-los. Mas se são ideias tuas apreendidas pelas leituras não se faz necessário citações já que são de tua autoria mesmo.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário