2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pais e alunos apavorados

Na última quinta-feira, foi a entrega dos pareceres do II trimestre aos pais e alunos, que ao receberem pareciam levar um susto como se jamais esperassem os resultados. Fiquei muito triste em alguns momentos em ver aqueles alunos que passamos o tempo inteiro alertando-os sobre as suas defasagens, sobre suas necessidades, chorando, desesperados ao se depararem com os resultados finais obtidos.
Pergunto-me aonde é que nós, professores estamos errando? Ou será que não somos nós? Existe um culpado? Quem? Estou muito angustiada, porque por vezes penso que o professor teria que mudar suas estratégias, mas qual incentivo ele vê para tantas mudanças, tantos esforços? E o aluno, por que ele tem que mudar se não vê perspectiva dentro de uma sociedade cada vez mais capitalista, mas que de alguma forma abstrai do indivíduo a chance de ter uma vida mais digna?
O Plano Municipal de Educação está sendo revisto, novas mudanças deverão acontecer para uma Educação com maior qualidade. Mas o que deverá mudar afinal, para que aconteça essa verdadeira mudança? E que mudanças deverão acontecer?
Esses são questionamentos que venho me fazendo ultimamente diante de tantas dificuldades que os educadores e educandos estão enfrentando. E confesso que sem respostas.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Beatriz,

Suas reflexões são questionadoras, o que me chamou atenção foi à reação dos alunos não muito dedicados aos estudos, vem mostrar o quanto eles se preocupam. Penso como Educadora, que enquanto o Plano de Educação não acontece ou paralelo a ele temos que procurar um caminho para inverter essa situação, o que me parece o aluno não consegue se motivar para absorver o que a escola oferece. Será que o que a escola oferece não vem ao encontro do interesse do aluno? O que você acha de convidar a discutirem o que esta acontecendo e qual a proposta que eles dariam para o estudo ficar mais prazeroso e assim eles alcançarem os objetivos. Às vezes ficamos engessadas com tais situações, como você disse que esta muito angustiada, conhecendo o seu potencial e seu trabalho responsável. Sugiro em propor um pequeno PA onde eles levantem a questão e você motive distribuindo tarefas para serem pesquisadas por eles e que eles apresenta os resultados da pesquisa, comece com pequenas pesquisas referentes às dúvidas e certezas, que as mesmas estejam ao alcance deles e da família. O que você acha?
Obrigada por suas postagens, muito importante para as sua trajetória acadêmica.

Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Beatriz!

Te entendo... sei que a situação não está fácil e o quanto isto deve desmotivar o professor também.

Sabemos que não há apenas um culpado neste cenário e precisamos nos unir para que isto se modifique.

Abraço, Anice.