Já estava meio cansada quando chegamos na segunda parte dos trabalhos presenciais desta noite, porém mais uma vez pude comprovar como um professor pode modificar a vontade que o aluno tem de ficar em sala de aula ou não. Pois as atividades que pensei serem cansativas a princípio, foram tão boas que nos faltou tempo para pudéssemos expressar tudo o que lembramos das aulas de história e geografia do nosso tempo. Apesar de assistirmos ainda perto de nós e num mundo tão modificado culturalmente, professores que não conseguem entender que é necessário uma reforma, mas reforma essa dentro de cada um de nós. Para que possamos atingir os nossos objetivos com as nossas crianças do século XXI e que apresenta tantas diversidades. Para falar b em a verdade eu não lembro muito bem se gostava ou não desta disciplina quando era jovem. Mas nunca esqueci de uma professora de Moral e Cívica, que parecia uma bruxa malvada. Ninguém gostava dela. Por quê? Não sei. Depois tive um professor muito alto e careca, e tinha um carmanguia vermelho. Mas da matéria? Não lembro de nada, a não ser que tinha que decorar o dia, mês e ano que o Brasil foi descoberto. Acho que a única boa que lembro, é que eu adorava o Dia da Pátria. Desfilar era tudo de bom. Aliás sinto que hoje não seja assim, podia até ser obrigatório, mas era legal. E concordo que poderíamos preservar algumas coisas boas sobre a nossa Pátria. Ontem não tive a aportunidade, mas comecei a gostar desta disciplina quando entrei no magistério. Lembro que eu adorava a maneira como a professora nos passava história. E se hoje eu consigo dar uma aula de Estudos Sociais legal foi graças o que aprendi com ela. E nestes dias estava dando umas explicações da Língua Portuguesa e antes de chegar exatamente na explicação propriamente dita de gramática, eu já tinha feito um passeio enborme pela História do nosso Brasil. E as crianças adoraram e ligam as histórias que lhes contei com pontos do presente.
Espero e desejo a todos nós que consigamos a cada dia nesta interdisciplina resgatar algo perdido dentro de nós em algum momento no passado. Nunca é tarde para recomeçarmos a gostar de algo que deixamos de gostar.
Boas vindas a todos pro9fessores, tutores e colegas.
Um comentário:
Oi, Beatriz!
Muito bons os seus comentários, porque você conseguiu falar da sua experiência como aluna na escola, como aluna no PEAD, ligando com a sua impressão do professor, da disciplina. Muito legal!
Conte-nos um pouco mais sobre os seus alunos e como eles vêem essas disciplinas e sobre esse trabalho que você fez. Continue assim com essas reflexões!
Bom final de semana!
Postar um comentário