2010 ! Estamos chegando ao final!

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domingo, 27 de abril de 2008

Ciências em Brasília-DF

Deixo aqui registrado, que minha escola foi agraciada com a escolha do melhor trabalho de ciências, mostrado na "Mostra de trabalhos escolares" do município de Cachoeirinha, realizado em 2007. Esse trabalho, que fora feito pelo professor de ciências e seus alunos de oitava série, representou o nosso município numa mostra de trabalhos em Brasília-DF, na semana próxima passada. Fiquei muito orgulhosa de tal feito. Foi feito relatos de trabalhos incríveis voltados para a ciência lá expostos. Segundo ele, haviam trabalhos de Literatura, também de uma escola do nosso município. E foi bem curioso quando uma das colegas que participavam da conversa, perguntou que realação há entre a Literatura e ciências? Rimos, nos olhamos com pontos de in terrogação e a resposta veio da forma mais simples possível:"tudo nesta vida é ciência, porque tudo se cria, tudo se transforma..." Uma resposta, aliás, já ouvida neste curso do PEAD.

domingo, 20 de abril de 2008

Temos que desejar realmente mudar.



Um dos meus objetivos no plano de estudos é o de aprender com meus próprios erros. E estou muito feliz, pois acredito que o mesmo já está sendo alcançado. Pois eu havia perdido umas atividades e sozinha, com muita paciência fui bisbilhotando, usando as ferramentas que essa máquina oferece e encontrei. Claro que se eu tivesse perguntado aos tutores, e o faria sim se não tivesse resolvido meu problema, eu teria resolvido meu problema bem antes, mas com certeza não esquecerei mais deste aprendizado. Também aprendi sozinha outras coisas hoje. Foi muito bom . E como eu sempre digo aos meus alunos, aquilo que se aprende por conta própria, por necessidade, jamais esqueceremos. E esta aprendizagem se aplica a todas as áres de nossa vida.

sábado, 19 de abril de 2008

A simplicidade pode fazer a diferença

As minhas evidências nesta semana, foram sobre a prova de como aprendemos com os alunos. Eu sempre pedia que colassem alguma folha extra no caderno dobradinha de acordo com o espaço. Aprendi nesta semana a colar diferente e com um aluno. Não tenho vergonha de dizer que nunca havia pensado em colar da forma como ele cola e me mostrou. E confesso que é genial! Alguns dev em estar pensando: "Nossa, ela é doida!". Mas acreditem são essas pequenas coisas que fazem a diferença na nossa vida. Principalmente porque para os nossos alunos é como se fôssemos um ser de outro mundo e que sabemos tudo e eles nada. Foi um aprendizado muito simples, mas que fez a diferença para mim. E com certeza nós educadores também podemos fazer a diferença com coisas simples e pequenas.

domingo, 13 de abril de 2008

Imagens que evidenciam os trabalhos dos meus alunos







Aqui estão apenas algumas das imagens do trabalho realizado com os meus alunos. Ficou muito evidente como as palavras já conhecidas são logo caracterizadas pelos desenhos idênticos, com algumas variações. E as palavras mais desconhecidas para nós fica difícil desenhar. Porque não estão criadas na nossa mente. Foi muito legal, essa atividade. Eu lembro de uma outra parecida que já realizara com eles. os desenhos partem de um início de desenho. É incrível também. Pessoal vale a pena tentar realizar.

Comparecer ao Polo pode fazer a diferença

Comparecer ao Polo pode fazer a diferença sim. Quero deixar aqui meu comentário sobre um e-mail em que o professor Silvestre fala das dificuldades que encontramos e que muitas vezes é tão mínimo, mas que nós não enxergamos por vários motivos. E o quanto uma tutora, um professor podem nos ajudar. Quero evidenciar a plena razão que se encontram nestas palavras tão sábias. Me fez ver que não estamos sózinhos e que devemos procurar mais as tutoras do polo. Eu esatava apavorada com o PBWIKI, não conseguia entender o que me falavam e quando fui ao pólo era uma coisinha tão simples, mas tão simples que chega a ser cômico, mas que só descobri coma explicação presencial da tutora. É claro que não sou expert ainda, inclusive perdi algumas atividades, mas faz diferença sim termos ajuda no pólo. Então o que digo aos colegas é que devem procurar ajuda presencial, pois ainda somos humanos graças a Deus! Também fica evidente para mim, que as msg mais sim ples são as mais im portantes. Continuem nos estimulando professores, pois como nossos alunos precisamos muito disso, não desistam jamais de repetir as mesmas coisas. Mais uma vez isso me mostra que nós educadores devemos ser como os pais. Nunca desistir de seu filho.

domingo, 6 de abril de 2008

Trabalho de desenhos realizado com os alunos

Realizei o trabalho na sexta-feira próxima passada com meus alunos, sobre desenhar o que a palavra lhe sugestionasse, e fiquei surpresa com algumas respostas. A princípio pensei em modificar as palavras por achar que não saberiam exatamente o que desenhar, por acharem difícil ou não conhecê-la. Porém logo pensei o contrário e decidi trocar apenas algumas, mas não por esse motivo. Mas por achar um pouco mais interessante as outras de acordo com a idade deles. E deixei, inclusive a palavra Elétron . Incrível! Mas essa não foi a palavra mais difícil! A palavra mais difícil foi "brinquedo"-que fora uma das que eu coloquei na brincadeira. E a mais fácil? Foi "rio". Eu não terminei o trabalho. E assim que tiver escaneado alguns deles e depois de olhar os resultados com mais propriedade trarei para todos os resultados. Mas posso dize que foi uma experiência gostosa e que eles adoraram realizar. Aguardem...

PEAD que marca...

Essa semana pude perceber como essas interdisciplinas que temos tido, nos marcam de alguma forma mesmo. Pelo menos a mim . Com essas músicas que têm acontecido aí nas rádios, lembrei-me de um trabalho que fizemos sobre as porcarias que somos obrigados a ouvir. Aliás a todo instante lembro de momentos muito interessantes. E esse tema foi discutido com meus alunos e com os filhos aqui em casa. Como sempre digo, nada se perde. Acho que esse curso faz a diferença quando estamos lá com nossos pequenos, ou até mesmo na nossa vida particular. Uma aluna que citei no decorrer das minhas evidências, foi aprovada para a quinta série, e com eçou a ter dificuldades. Não queria assistir as aulas, deu uma caída considerável. Chegou a me procurar e pergun tar porque não a reprovei. Porque queria ficar comigo. Tive uma conversa muito longa com ela. Falei de mim como aluna para mostrar-lhe alguma coisa que estivesse ao alcance dela. E acredito que funcionou. Fiquei muito feliz, quando alguns dias depois ela me procurou pedindo uma foto que ela aparecesse realizando algum trabalho. E como eu tinha as fotos com trabalhos realizados na interdisciplina de teatro, enviei-lhe uma delas. Mais feliz fiquei pois o trabalho era de sócio-histórica. O professor realizou um trabalho de linha do tempo- trabalho já realizado no Seminário Integrador- no qual ela teria que mencionar duas passagens que mais marcaram sua vida e de preferência ilustar. E uma das passagens que marcaram sua vida relatada por ela, foi a de ter sido minha aluna. Ela disse que eu fui uma das pessoas mais importantes na sua vida. Bem fico feliz por ter atingido pelo menos parte dos meus objetivos. E com certeza parte desses objetivos têm a ajuda do aprendizado que tenho aqui no PEAD. Me reportei também a aula de Estudos Sociais, quando fizemos aquele trabalho interessantíssimo na aula presencial de colocarmos nossas angústias, alegrias, memórias que possímos das aulas de Estudos Sociais. Com certeza essa aluna não terá tantas recordações ruins desta disciplina, já que pude contribuir e que meu colega, que faz um trabalho tão bom- inclusive mencionei na aula presencial sobre o trabalho diferenciado dele- continua resgatando. Pois ela mencionou a seguinte frase:"na minha formatura tu vais ser a primeira a ser convidada". Essas coisas é que valem a pena essa nossa profissão. Se atingirmos realmente, se conseguirmos transformar algo em muito melhor em um aluno apenas que seja, já valeu a pena.