2010 ! Estamos chegando ao final!

os mais populares

quarta-feira, 26 de março de 2008

Aula presencial de Estudos Sociais

Já estava meio cansada quando chegamos na segunda parte dos trabalhos presenciais desta noite, porém mais uma vez pude comprovar como um professor pode modificar a vontade que o aluno tem de ficar em sala de aula ou não. Pois as atividades que pensei serem cansativas a princípio, foram tão boas que nos faltou tempo para pudéssemos expressar tudo o que lembramos das aulas de história e geografia do nosso tempo. Apesar de assistirmos ainda perto de nós e num mundo tão modificado culturalmente, professores que não conseguem entender que é necessário uma reforma, mas reforma essa dentro de cada um de nós. Para que possamos atingir os nossos objetivos com as nossas crianças do século XXI e que apresenta tantas diversidades. Para falar b em a verdade eu não lembro muito bem se gostava ou não desta disciplina quando era jovem. Mas nunca esqueci de uma professora de Moral e Cívica, que parecia uma bruxa malvada. Ninguém gostava dela. Por quê? Não sei. Depois tive um professor muito alto e careca, e tinha um carmanguia vermelho. Mas da matéria? Não lembro de nada, a não ser que tinha que decorar o dia, mês e ano que o Brasil foi descoberto. Acho que a única boa que lembro, é que eu adorava o Dia da Pátria. Desfilar era tudo de bom. Aliás sinto que hoje não seja assim, podia até ser obrigatório, mas era legal. E concordo que poderíamos preservar algumas coisas boas sobre a nossa Pátria. Ontem não tive a aportunidade, mas comecei a gostar desta disciplina quando entrei no magistério. Lembro que eu adorava a maneira como a professora nos passava história. E se hoje eu consigo dar uma aula de Estudos Sociais legal foi graças o que aprendi com ela. E nestes dias estava dando umas explicações da Língua Portuguesa e antes de chegar exatamente na explicação propriamente dita de gramática, eu já tinha feito um passeio enborme pela História do nosso Brasil. E as crianças adoraram e ligam as histórias que lhes contei com pontos do presente.
Espero e desejo a todos nós que consigamos a cada dia nesta interdisciplina resgatar algo perdido dentro de nós em algum momento no passado. Nunca é tarde para recomeçarmos a gostar de algo que deixamos de gostar.
Boas vindas a todos pro9fessores, tutores e colegas.

Aula presencial de Ciências

Bem vamos lá novamente. Não se assustem por começar o comentário assim. Mas tinha escrito um texto muito legal, com palavras e idéias que vinham surgindo sobre a aula e simplesmente quando fui salvar perdi tudo. Mas quero dizer que a primeira aula com o professor Edson foi muito interessante. A sua simpatia, a sua simplicidade nos cativaram a todos do grupo, tenho certeza. Quanto ao trabalho realizado conosco, por ele, no qual deveríamos desenhar de acordo com o significado que as palavras ali tivessem para nós foi muito legal. Pudemos verificar o quão inconscientemente desenhamos as mesmas figuras por anos a fio sem que percebamos. E por termos isso tão arraigados dentro de nós, talvez até cometamos o pecado como docentes, por achar que um aluno não correspondeu aos nossos objetivos. Por não achar que suas respostas não estão de acordo com nossos padrões. Todos com certeza, mesmo que venhamos observando para não cometermos esse pecado, pois o mundo gira e as metodologias com ele, após a aula de ontem, tomaremos mais cuidado ainda ao avaliarmos as atividades realizadas pelos nossos pequenos que dependem tanto de nós.
Eu ainda com certeza aplicarei essa atividade com minha turma. Eu apliquei uma parecida, na mesma linha de objetivo, porém ao in vés de colocar a palavra, coloca-se um início de uma forma geométrica e dalí em diante o aluno continua a desenhar o que lhe vem à mente. É interessante como alguns desenhos estão arraigados nos nossos pensamentos que mesmo partindo de um simples pedacinho de linha, dependendo como foi colocado há desenhos que são os mesmos, como se não pudessem pensar em outro! Como aconteceu conosco nos grupos ontem. Em contra-partida, há alguns tão diferentes, que quando perguntamos ou olhamos, ficamos a pensar como aquele aluno pensou nisto e eu não! E eu já trabalhei em três disciplinas com essa atividade, e propondo objetivos diferentes. Espero realmente e tenho quase certeza de que aprenderemos muito neste semestre que nos apresenta três interdisciplinas que apenas para poucos não são tratadas como bicho-papão.
E aos tutores e professores desejos boas-vindas.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Desculpa por chegar atrasada na primeira aula presencial

Adorei reencontrar todos os colegas, tutores e professores. Este mundo faz parte da minha vida e estava com saudades. Professor Silvestre peço desculpas pelo atraso, mas cheguei a tempo de ouvir uma parte muito interessante e que desejo expressar aqui: " Não esqueçam que essa interdisciplina é importante também..." Professor quero que saiba que essa interdisciplina é tão importante que nos sentimos seguros com ela, com a sua presença. Eu sinto o Seminário Integrador como o meu porto-seguro, como referência para as outras interdisciplinas. E sei que muitas coisas maravilhosas virão por aí através desta que já nos proporcionou tantas emoções, com atividades que mexem com os nossos sentimentos e nos faz sentir mais gente e sem ser esquecidos num curso à distância, do qual eu sempre digo para as minhas da escola, que esse é o curso à distância mais presencial que já vi, comparando com outros que observo. Não me sinto por nenhum momento só e nem sinto falta da companhia física, pois estamos sempre unidos pelo desejo de vencer essa etapa de nossas vidas.

Adorei a primeira aula de matemática

Com o sempre não me contive e fiz algumas perguntas sobre a matemática que estavam muito engasgadas, talvez porque quando estava no ensino médio o professor me batia com a régua na cabeça. Mas espero que os professores presentes não me tenham levado a mal, porque na verdade foram todos muitos simpáticos e obviamente estão neste curso para mudarem nossos conceitos quanto a essa interdisciplina. Foi muito legal a aula presencial. E gostaria de pedir ao coordenador do curso que envie as fotos tiradas no dia para que possamos guardar de recordação.